Carlos Kater
Produção Intelectual

Carlos E. Kater é musicólogo, compositor e educador musical, Doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (1981, Bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado por esta mesma instituição (1987, Bolsa CNPq), Professor Titular concursado pela Escola de Música da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1991), e membro da Academia Brasileira de Música (cadeira nº 16).

Criou e editou, ao longo de 10 anos, duas importantes revistas: Cadernos de Estudo: Análise Musical e Cadernos de Estudo: Educação Musical (ONG Atravez, 1987-1998), bem como o periódico Música Hoje (UFMG, 1993-1998).

Na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais criou o NAPq (Núcleo de Apoio a Pesquisa), que dirigiu de 1989 a 2000, coordenou os Cursos de Especialização (Pós-Graduação Latu sensu) em Musicologia Histórica Brasileira e em Educação Musical e foi diretor do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (concebido por H. J. Koellreutter).

Co-fundador da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, foi o Diretor da Região Sudeste, seu Vice-Presidente por 2 mandatos consecutivos (1996-98 e 1998-2000), tendo também participado de sua Equipe Editorial e Conselho Cientifico.

Criou e coordenou, em equipe, o projeto Música na Escola (Secretaria do Estado de Educação de MG, 1997-1999), que viabilizou a formação musical em escolas da rede pública para mais de 4.000 professores e 125.000 alunos.

Membro das mais reconhecidas associações (ANPPoM-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/Brasil; ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical/Brasil; etc.), atua como consultor científico junto a entidades representativas da área (Ad Hoc do CNPq, CAPES e FAPESP).

É autor de muitos textos publicados, entre os quais os livros: Musicalização através da Canção Popular Brasileira (SP: Atravez, 2001), Eunice Katunda, musicista brasileira (SP: M&K, 2020) e Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade (SP: Musa, 2001). O livro Por toda parte (coleção em vários volumes editada pela Ed. FTD), do qual é o autor da parte musical, foi aprovado pelo MEC e se tornou um dos 10 finalistas indicado ao Prêmio Jabuti de Livro Didático, em 2017. 

O projeto A Música da Gente, criado e coordenado por ele desde 2013, propõe uma educação musical criativa, centrada na criação e interpretação de músicas inéditas, aliada ao desenvolvimento pessoal. Teve inúmeras edições e desdobramentos ao longo dos anos, em diversas regiões do Brasil, tendo alcançado mais de 20.000 alunos até o momento.

Desde agosto de 2022 vem editando e publicando mensalmente o projeto Encontros com Villa-Lobos, integrado por entrevistas realizadas na década de 1980 com personalidades significativas que conviveram com o compositor.

É membro da Academia Brasileira de Música (cadeira nº 16).


Dentre suas atuações pode-se destacar:

Coordenador Cultural da FEBEM de São Paulo (Fundação do Bem Estar do Menor), junto com V.Flusser, atuando diretamente nas UT-2, UT-3, UT-4 e UE-21 (1975 e 76).

Assessor técnico musical no programa de televisão “Gente Jovem”, da RTC-Fundação Padre Anchieta de São Paulo (1976 a 77).

Coordenador Musical do Atelier d’Expression Corpo­relle et Musi­cale (Paris, 1978-80).

Fundador e Coordenador da Seção Musical da revista Bichéphale (Paris, 1979-82).

Doutor pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (aprovado com Menção Ótimo pela unanimidade da Banca Julgadora), Janeiro de 1981.

Professor do Instituto de Artes da UNESP, de 1981 a 1987, com atividades de pesquisa, docência, orientação e administração.

Membro da Comissão de Música da Secre­taria de Estado da Cul­tura de S.Paulo (1984-85).

Membro do Núcleo de Ensino da UNESP, prestando assessoria ao Reitor e coordenando diversos trabalhos de integração da Universidade com a rede Pública de Ensino (SP, 1987-89).

Professor da Escola de Música/UFMG, com atividades de pesquisa, docência, orientação e administração (1989-1999).

Fundador e Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa-NAPq, da EMUFMG, 1989-1996.

Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação da EM/UFMG – Curso de Especialização em Musicologia Histórica Brasileira e em Educação Musical -, 1991-1992.

Professor Titular, aprovado em Concurso Público com defesa de Tese e Seminário, junto à Escola de Música/UFMG, com Menção de Distinção, em 1991.

Diretor do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea-CPMC, Órgão Complementar da Escola de Música/UFMG, 1992-1994.

Diretor eleito da Região Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical-ABEM (vinculada à As­sociação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Mú­sica), 1991-1993.

Consultor de Música junto à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 1992 e 93.

Consultor Ad Hoc da Pró-Reitoria de Pós-Graduação/UFMG, do CNPq e de outras instituições relevantes desde 1990.

Membro Titular da Câmara do Departamento de Teoria Geral da Música e da Congregação da Escola de Música/UFMG (1989-1999).

Membro do Comitê Assessor da Área de Letras e Artes, prestando assessoria à Câmara de Pesquisa da Pró Reitoria de Pesquisa/UFMG, 1992-1996.

Criador e Editor de três revistas periódicas especializadas, intituladas: “Cadernos de Estudo:Análise Musical” [ SP: Atravez, de 1988 a 1999] (primeiro e único periódico do gênero no país), “Cadernos de Estudo:Educação Musical” [ BH/SP: EM-UFMG/Atravez, de 1990 a 1997] e “Música Hoje” [BH: EM-UFMG, de 1993 a 1998]. [1]

Criador e Coordenador de 2 séries de encontros científicos junto ao Depto.de Teoria Geral da Música/Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação: Ciclo de Análise Musical e Seminários de Educação Musical (1990-97).

Coodenador das “Comunicações de Pesquisa”, junto ao Centro de Pesquisa de Música Contemporânea/EMUFMG (1992-1996).

Idealizador e orientador de mais de 18 projetos de pesquisa no âmbito do Núcleo de Apoio à Pesquisa, da EM/UFMG, tendo orientado desde 1989 bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC/UFMG/CNPq, vários merecedores de premiação.

Membro de Bancas Examinadoras em Concursos Públi­cos, assim como Orientador, co-orientador e membro de vários trabalhos e Bancas de Mestrado e de Dou­torado nas principais instituições do país (UFMG; Instituto de Psicologia da USP; ECA/USP; Curso de Pós-Graduação em Música, UFRGS; UNESP; UNI-RIO; UEL; UFRJ; Universidade São Marcos, UFSCar, etc.).

Coordenador do Projeto de Extensão “Ação e Educação Musical no Conjunto Zilah Spósito” (1995-1998).

Fundador e Diretor-Presidente da Atravez, Associação Artístico-Cultural (associação sem fins lucrativos – ONG), SP, desde 1985.

Vice-Presidente da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical eleito por 2 mandatos (1997-1999 e 1999-2001), da qual também foi um dos membros-fundadores.

Membro da Equipe Coordenadora do Projeto Música na Escola, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais de 01/1997 a 11/1999, responsável pela criação e implantação de um programa de Educação Musical original, trabalhando com um universo de mais de 70 escolas, 800 professores e 125.000 crianças da rede pública estadual.

Membro do Conselho Consultivo, em diferentes momentos, das seguintes revistas (efetivo ou Ad hoc): Revista do Mestrado da UNIRIO, Revista do Mestrado do CBM-Conservatório Brasileiro de Música (RJ), Revista do Mestrado e Doutorado do IA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Membro do Conselho Editorial da revista Artebrasil, do Curso de Mestrado do Instituto de Artes da UNESP, ABEM- Associação Brasileira de Educação Musical, etc

Membro do Conselho de Apoio do Centro Cultural Tindolelê, BH, desde 1997.

Membro fundador e 1º Secretário da Coopemusi – Cooperativa Mineira de Música, BH, 1997-99.

Consultorias Científicas: Consultor Ad Hoc do CNPq (desde 1989), Consultor SABE do CNPq (desde 1994), Consultor Ad Hoc da Área Artes/Música da CAPES (1995-98) e Consultor do RCNEI-Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998). Membro do quadro de Assessoria Científica da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (desde Jan.1999), da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (desde 1998) e da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (desde Jan.2000).


Produção Artística:

Obras compostas: mais de 30 peças musicais compostas, todas elas apresentadas, várias publicadas e muitas interpretadas nos mais significativos festivais do país e ainda no exterior (USA e países da Europa). Algumas veiculadas por rádios e pela RTC-TV Cultura de SP.

Restauração: por volta de 25 músicas brasileiras do Período Colonial descobertas, recuperadas, montadas e restauradas, postas em partitura moderna, várias das quais já interpretadas publicamente (CD em vias de preparação).

Arranjos: em torno de 35 arranjos musicais realizados sobre temas do Cancioneiro Popular Brasileiro, todos interpretados e vários gravados em CD pela SEE/MG, no âmbito do projeto Música na Escola. Alguns foram objeto de cursos ministrados pelo autor no CFMI, da Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg/França (1997 e 1998) (“Orchéstration Créative de Chansons“, “Construction et déconstruction de l’Oeuvre Musicale“, “Analyse et Créativité“) e também de apresentações pela banda “Mané Pipoca” em mais de 60 escolas da rede pública estadual de Belo Horizonte (uma delas gravada em DVD).


Produção Científica:

mais de 60 textos escritos, quase todos publicados em veículos especializados consagrados no país e algumas revistas estrangeiras.

Ativo professor realizou cursos, palestras e oficinas em quase todas as principais escolas, universidades e espaços de cultura do país, atuando regularmente desde 1974 nos mais significativos eventos na área da Criação e da Educação Musical (Festival de Música Nova de São Paulo, Festival de Música Nova de Santos, Festival de Inverno de Minas Gerais, Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Música Contemporânea de Curitiba, Bienal Internacional de Artes de São Paulo, Bienal de Música do Rio de Janeiro, Festival de Música Latino-Americana, etc.).

Realizou um trabalho sócio-educativo na periferia de Belo Horizonte, junto com Aude Kater, de 1995 a 2001, que resultou na criação de uma Creche e de um Núcleo de Promoção da Família e da Comunidade do Conjunto Habitacional Ziláh Spósito. Esta iniciativa foi efetivada no âmbito da Atravez (ONG) e possui um extenso dossiê. Este trabalho conferiu à Atravez o título de “Utilidade Pública“, por parte da Prefeitura de BH.

Durante todo o ano de 2001, realizou o Curso “Criação na Educação, através da Música e do Movimento” (junto com Aude Kater) para educadores da região de Heliópolis (de escolas municipais, estaduais, creches, L.A., etc), que resultou na montagem de grupos formados por alunos, “Grupo de Ação Criativa” (formado por professoras) e a “Banda Musical Cobra Danada” (formada por jovens da região). Várias apresentações destes grupos e do trabalho levado a cabo ocorreram em eventos significativos da região.

Ministrou o Curso “Criação na Educação, através da Música” para professores e agentes escolares de EMEFs e de EMEIs, junto ao NAE 1 (2002-2004). Participaram deste curso cerca de 60 educadores, que tiveram como suporte uma apostila específica e a gravação de músicas visando a multiplicação posterior do trabalho junto a suas escolas. Vem realizando módulos desse curso em Universidades pelo Brasil (UnB, UFMT, UFSCar, etc) e secretarias de educação, assim como nos encontros anuais da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical.

Todas possuindo entre os membros dos respectivos Conse­lho de Consultores e Corpo de Correspondentes Interna­cionais nomes da mais alta representação na área. Elas integram o acervo das mais importantes bibliotecas -universitárias ou não- nacionais e estrangeiras (Central de Washington, Centro de Estudos Latino-Americano do Texas, Iowa, IRCAM, Biblioteca Nacional da França, Escola Calouste Gulbenkian, etc.).

Cerimônia de Posse na Academia Brasileira de Música



Cerimônia Virtual de Posse da Academia Brasileira de Música, realizada no dia 17 de marços de 2023.


O acadêmico Carlos Kater passa a ocupar a Cadeira nº 16, que tinha como último ocupante Henrique Morelenbaum, como Patrono Henrique Alves de Mesquita e Ary José Ferreira como Fundador.


Concurso para Professor Titular da Escola de Música da UFMG

Obs: vídeo gravado em 1990 de forma não profissional e nas condições possíveis para a época. 





  • Aprovação da Titulação


    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Concurso público para Professor Titular do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG, Edital nº01/90 publicado no Diário Oficial de 5 setembro de 1990.

Candidato: Prof. Dr. Carlos Elias Kater.

Área de conhecimento: Música Brasileira – Musicologia, Educação Musical e Análise Musical.

Data do Seminário / Defesa de Tese: 01 de Junho de 1991.

Apresentação: Profa. Tânia Mara Lopes Cançado e Profa. Maria do Carmo Souza Campara (Cacá Campara)

Membros da banca:

- Almeida Prado (José Antônio Rezende de Almeida Prado, Santos/SP, 1943 — São Paulo/SP, 2010), foi um compositor e pianista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Música. Iniciou seus estudos de piano aos dez anos com a compositora Dinorá de Carvalho. Estudou harmonia com Oswaldo Lacerda e teve como professores de composição Camargo Guarnieri e Olivier Messiaen. Publicou inúmeras obras didáticas, como a Cartilha Rítmica, e lecionou no Instituto de Artes da UNICAMP por 25 anos.

- José Maria Neves (São João Del Rei/MG, 1943 - Rio de Janeiro/RJ, 2002), foi um musicólogo, regente e violinista brasileiro. Filho do regente Telêmaco Vítor Neves, ingressou no Conservatório Estadual de Música de São João Del Rei ainda quando criança. Em seguida, morando no Rio de Janeiro, estudou com Guerra-Peixe e Esther Scliar nos Seminários de Música Pró-Arte. Especializou-se em música eletroacústica chegando a estudar com Pierre Schaeffer e, no Instituto de Musicologia de Paris, realizou pesquisa sobre os Choros de Villa-Lobos. Entre 1971 e 1981 foi professor titular de Musicologia no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Em 2005 foi fundado, em sua homenagem, o Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (CEREM), que se integrou à Universidade Federal de São João del-Rei em 2012.

- Maria de Lourdes Sekeff (1935-2008), foi, além de pianista e musicóloga, Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora titular e livre-docente do Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Além de vasta publicação de artigos, Sekeff foi crítica musical do jornal O Estado de São Paulo, entre 1993 e 1999, e escreveu vários livros sobre teoria musical. Era também membra da Academia Brasileira de Música. Em 1984 criou o Ritmo e Som, movimento nacional que atuava na aproximação da música com as outras artes.

- Marisa Rezende (Rio de Janeiro/RJ, 1944) é compositora e pianista. Iniciou em 1963 o curso de Composição da Escola Nacional de Música (hoje, UFRJ). Em 1972, foi professora da Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu, em 1985, o Doutorado em Composição na Universidade da Califórnia (unid. Santa Barbara). É autora de inúmeras obras, para orquestra sinfônicas, piano, grupos de câmara, entre outras formações. Na UFRJ, fundou ainda o Grupo Música Nova, em 1988, e colaborou na fundação do Laboratório de Música e Tecnologia, em 1995.

- Ney de Assunção Parrela, foi Diretor da Escola de Música da UFMG entre 1975 e 1979, e professor emérito da Escola de Música da UFMG (1997).


Share by: